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Evitando o inchaço e ganho de peso por retenção de líquidos

Todos nós tendemos a cometer excessos alimentares. Por isso, aqui vão 6 dicas fundamentais para introduzir na sua rotina evitando o inchaço e  o aumento de peso indesejados! 

1.  Modere nos alimentos que contém sódio

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As ervas são ótimas substitutas do sal

O sal de cozinha também contém sódio (1g de sal = 400mg de sódio), por isso seu consumo deve ser moderado. A recomendação diária é em torno de 1 colher de chá rasa de sal, no entanto, em geral a população consome o dobro desta recomendação.

2. Ingira alimentos ricos em potássio.

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O excesso de sódio provoca retenção hídrica enquanto o potássio age como diurético.

O nível recomendado de ingestão de potássio para um adulto saudável é 4.700 mg por dia.

TOP 10 alimentos ricos em potássio.

1. Batata (média) – 952 miligramas de potássio
2. Molho de tomate (1 xícara) – 811 mg
3. Feijão branco (1/2 xícara) – 595mg
4. Batata doce (média) – 542 mg
5. Abacate (metade) – 507 mg
6. Leite de cabra (1 xícara) – 498 mg
7. Soja (1/2 xícara)  – 485 mg
8. Beterraba (1 xícara/ralada) – 442 mg
9. Damasco (1 xícara/fatiado) – 427 mg
10. Tomate (1 xícara/ fatiado) – 427 mg
11. Banana (média) – 422 mg

2. Coma frutas de legumes, de preferência crus

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Inclua pelo menos 5 porções de frutas e legumes no seu dia

Para reduzir a retenção de líquidos. Indica-se também o consumo de fontes de magnésio (folhas verdes escuras, cereais integrais), vitamina B6 (cereais integrais, castanhas), cálcio (gergelim, vegetais verdes escuros, tofu, feijões).

3. Beba muita água, chás branco e verdes feitos a partir da Camélia.

chás

Além de diuréticos os chás ainda tem efeitos positivos no bem estar mental e energético

Além dos já conhecidos compostos antioxidantes e termogênicos, possuem também ação diurética. Além disso, existem outras ervas com função diurética, como: dente-de-leão, capim-limão, salsaparrilha, chapéu de couro e cavalinha. A cavalinha, por exemplo, oferece boas quantidades de potássio que auxilia na função diurética e, ainda contém silício, um mineral ótimo para a saúde da pele.

4. Substitua os carboidratos refinados pelos carboidratos integrais.

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Arroz integral com cogumelos. Clique na foto para obter a receita

Arroz branco, pães, bolos e bolachas feitos com farinha branca devem ser substituídos por arroz integral, pão integral, aveia, quinoa. O consumo excessivo de carboidratos na forma refinada, tem sido relacionados com a presença de edemas e outros distúrbios como fadiga e alterações de humor.

5. Evite o consumo de produtos com muito sódio.

Conservas, salgadinhos, refrigerantes, alimentos instantâneos, molhos e temperos prontos contém mais sódio que outros. É essencial que o rótulo seja conferido e as quantidades de sódio presentes nos alimentos sejam analisadas.
Para os onívoros a carne vermelha gordurosa, peito de peru, linguiça, presunto, salame são os principais vilões da balança e retenção de líquidos.

 6. Restringir o consumo de álcool, cafeína, frituras.

São ações importante, pois estes alimentos possuem ação pró-inflamatória no organismo que acabam estimulando a retenção hídrica.
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Publicado em: 25 de junho de 2018

Categorias: Corpo

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