MENU
não compre animais natural vibe

Porque não comprar animais?

Sabemos que nossas ações influenciam outros seres, humanos ou não… E que, ao adotar um animal, fazemos um bem enorme pra eles, pro mundo e pra nós mesmos, certo?

Se o animal adotado vier de um abrigo, abre-se uma vaga para outro necessitado! Se adotarmos por nossa conta, é um a menos  abandonado nas ruas… As estatísticas são tristes: a expectativa de vida dos animais que vivem nas ruas é só de 3 anos, contra 15, 20 anos, se viverem em nossa companhia!

Além disso, um casal de animais pode originar em 10 anos sucessivas gerações, sendo 2 crias por ano, de 2 a 8 filhotes por cria. Ou seja, estatisticamente falando, ao final de 10 anos, um único casal de animais gerou uma população de 80.799.780!!! (Fonte: American Humane Association)

Portanto, cabe a nós solucionar o problema da superpopulação! Afinal de contas, você não estenderia a mão a um amigo que pede ajuda?

10 motivos para NÃO comprar animais by Move Institute

1- Muitos filhotes provenientes de criadouros não são bem tratados antes de chegarem às lojas. Muitos já chegam com doenças e situações adversas como problemas neurológicos, problemas nos olhos, displasia da anca, doenças do sangue, parvovirose canina entre outras.

2- Problemas comportamentais também são comuns, advindos da reprodução indiscriminada. Você também vai descobrir que os vendedores de animais podem não ter qualquer informação ou conhecimento sobre a procedência dos filhotes e características comportamentais de cada raça, bem como suas respectivas necessidades.

3- Problemas de socialização: muitas vezes os filhotes são afastados da ninhada muito precocemente, com apenas 4 ou 5 semanas de vida. O primeiro filhote deve ser separado de sua mãe em 8 semanas, no mínimo. Esta falta de tempo de socialização com seus irmãos significa que o animal não vai desenvolver habilidades que, em geral, são aprendidas neste período.

4- Donos de lojas de animais normalmente não são especialistas em uma raça e muitas vezes nem em pets em geral. A compra de um filhote em uma loja especializada não significa que você terá acesso a todas as informações pertinentes a saúde e bem-estar do animal, por exemplo: o vendedor talvez não seja capaz de avisá-lo sobre problemas de saúde específicos a que uma determinada raça é propensa.

5- A maioria dos pet shops oferece a garantia de troca caso o animal apresente algum problema. Porém, eles não tendem a dizer aos clientes qual seria o destino do animal impróprio para venda, uma vez devolvido. E o que lhes acontece, então?

6- Na maioria dos casos, animais em pet shops passam suas vidas engaiolados, esperando que um interessado apareça. Eles não têm a oportunidade de desenvolver, por exemplo, o instinto natural de fazer suas necessidades longe de sua comida e cama. Isso causa problemas quando você tenta ensiná-los.

7- Comprando um filhote num pet shop, você está incentivando a exploração das matrizes que só servem para reprodução. As fêmeas procriadoras são exploradas até que não sirvam mais para tal. E quando isso acontece são, em muitos casos, abandonadas.

8- Não dê dinheiro para exploradores de animais! A maioria dos filhotes que está em lojas é proveniente de canis sem procedência. Você já questionou sobre como esses animais são criados? Muitas vezes, eles são fruto de reprodução em massa, sendo o dinheiro a motivação principal e eles são vistos e tratados como produtos.

9- Você já se perguntou por que o preço de um filhote cai quando ele fica mais velho? É porque ele está se tornando um problema. Uma vez que a idade avança, seu valor diminui. Já imaginou o que acontece com ele se não é vendido?

10- Há um número infinito de cães de todas as formas, tamanhos, idades e personalidades que necessitam de um lar. Então, por que não adotar? No Brasil, há mais de 5 milhões de animais abandonados. Sem conseguir uma adoção, a maioria fica destinada a viver em total abandono nas ruas, onde sofrem maus tratos, frio, fome e ficam suscetíveis a doenças provenientes da falta de higiene e má alimentação.

Então, pense e pondere. Estimular esse tipo de comércio é, na prática, apoiar os criadores de quintal e comerciantes cujo bem-estar do animal é o que menos importa.

Amigo não se compra, se conquista! :)

Espalhe consciência compartilhando com todos que estiverem na Vibe!

Vem com a gente no:  Facebook + Instagram + Pinterest + Twitter

Fotos  Pinterest

Email this to someoneShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook

Escrito por::

Publicado em: 4 de setembro de 2017

Categorias: Todos

Exibições: 12431

, , , , ,

5 Responses to Porque não comprar animais?

  1. Carla disse:

    Sem contra o principal: quem AMA Bichos nao se preocupam com sua raça, entao adote porque é a opção correcta a se fazer, com tantos animais sozinhos, abandonados e quem Dariam tudo por um simples abraço, carinho! Beijos

  2. Dá uma dó quando passo nas pet shop e vejo os bebês dogs enjaulados….esse povo só quer saber de dinheiro no bolos. Fico revoltada.
    Eu tenho 4 lhasa apso e são minha vida <3

    Post novinho no blog 😉

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

  3. Clara Cavalheiro disse:

    Concordo plenamente com tudo!!
    Tenho um irmão (meu cachorrinho da raça Poodle), que ganhei da minha vizinha quando a cachorrinha dela teve filhote.
    Foi o melhor presente que ganhei na vida!! Não paguei absolutamente nada por ele e fico com dor no coração de ver aqueles filhotinhos enjaulados nos pet shops sendo expostos como se fossem roupas ou sapatos.
    Tenho muita vontade de adotar mais, porém minha casa é pequena e ainda moro com meus pais, então fica um pouco difícil.
    Quando for morar sozinha, vou na Suípa e adotar uns três de uma vez, porque não existe amigo melhor no mundo do que um cãozinho!

  4. Natalie Hanss disse:

    Simplesmente amei o post!
    Precisamos conscientizar as pessoas sobre criadores e o tratamento que a maioria destes animais recebem, afinal são vistos como mercadoria e não respeitados como seres vivos. Existem mesmo tantos animais necessitados que precisam de um lar com toda segurança, carinho e respeito.
    Obrigada pela divulgação deste assunto, Natural Vibe!! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *