MENU
Captura de Tela 2014-04-25 às 23.09.47

Mude o negativo sentindo gratidão

A gratidão, de forma abrangente, é quando reconhecemos as dádivas que a vida nos proporciona ou quando prestamos reconhecimento por uma ação ou benefício recebido, quando nos sentimos gratos e agradecidos.


Esse sentimento vem acompanhado de outros também nobres e propicia um estado de positivismo que gera confiança no processo da vida por nos proporcionar uma sensação de merecimento e consequente bem-estar. Quando agradecemos, liberamos as travas energéticas negativas, a mente adquire um estado de calma, o coração permanece tranquilo e nos livramos das tensões cotidianas.

Tal emoção tão sublime nos faz valorizar as bênçãos recebidas a cada minuto do dia e melhor ainda, a perceber outras que nunca havíamos notado.

Uma característica importante da gratidão é que ela ativa a lei da atração de forma bastante peculiar: quanto mais agradecemos, mais recebemos para agradecer. Um dia desses uma amiga fez uma comparação interessante. Imagine que você presenteie alguém. Se essa pessoa não te agradecer, mesmo que por educação; se ela demonstrar ingratidão, você a presentearia novamente? Acredito que não. E é assim que a lei da atração e o Universo funcionam. Se você agradece pelo que recebe, a vida te dá cada vez mais!

Estudos demonstram que a gratidão tem o poder de recuperar e manter a saúde física e mental, além de amenizar os sentimentos negativos. Com isso, conseguimos mudar as circunstâncias, pois a nossa visão do mundo se modifica. Passamos a enxergar  as situações de maneira mais positiva, nossa intuição se aguça e percebemos o quanto somos protegidos, amparados e auxiliados ao longo do dia, ao longo da vida.

Porém, frequentemente, nos esquecemos de agradecer, mas gostamos bastante de reclamar! Proponho aqui uma mudança de hábito. Vamos fazer da gratidão uma constante e da reclamação uma raridade?

As ladainhas das reclamações trazem consigo processos de petrificação ou cristalização de emoções ou sentimentos, perpetua a energia da imobilidade e inflexibilidade emocional. A gratidão, por sua vez, traz fluidez, nos libertando das prisões caseiras de vitimização.

É necessário tornar a gratidão um hábito diário. No início, pode parecer algo não espontâneo ou forçado, mas lembre-se de que sempre quando adquirimos um novo hábito precisamos passar por essa parte para que ele se torne natural. Por exemplo, quando observamos um bebê que está aprendendo a andar, podemos perceber que ele vai aos trancos e barrancos, cai, levanta, se machuca, cai de novamente. Não é natural para ele se sustentar sobre duas pernas. Quando adultos, isso nos parece tão óbvio e tão natural que nem nos lembramos do quanto foi penoso nossos primeiros dias nesse novo hábito!

Todos os dias ao acordar, agradeça pelo novo dia, pelo seu emprego, pelos seus amigos, pela sua família, pela sua cama confortável e quentinha, pelo café gostoso, pela sua saúde… Agradeça também pelas dificuldades. Essa parte é mais difícil, porém, tente hoje, mesmo que não queira. Com o passar dos dias vai ficando mais fácil. Ao agradecer pelos nossos problemas, já começamos a transformá-los em solução, favorecendo o despertar da nossa sabedoria para lidar com situações difíceis. E além do mais, às vezes o que parece ser uma tragédia agora, mais tarde se mostra como a maior bem-aventurança de sua vida. Confie.  

Segue abaixo uma lista para dar aquela ajudinha para você se tornar um ser humano mais agradecido!

15 passos para ativar a gratidão

1. Aprecie

2. Pare de rotular

3. Seja otimista

4. Se livre do seu passado

5. Evite comparações

6. Seja bondoso

7. Seja ativo e não reativo

8. Nutra suas relações

9. Perdoe

10. Evite querer impressionar os outros

11. Se comprometa com seus objetivos

12. Cuide do seu corpo

13. Acredite

14. Sonhe

15. Se doe

E diga sempre: “obrigado, obrigado, obrigado!”

Esse simples gesto vai revolucionar a sua vida.

 


Espalhe consciência compartilhando com todos que estiverem na Vibe!

Vem com a gente!  Facebook Instagram + Pinterest + Twitter

 

Foto :  André Lui Bernardo

Email this to someoneShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook

Escrito por::

Publicado em: 1 de agosto de 2017

Categorias: Destaques, Mente + Emoções

Exibições: 34810

, , , , , , ,

5 Responses to Mude o negativo sentindo gratidão

  1. Andreza disse:

    Olá, Marina:

    Parabéns pelo site. É lindo e seus textos inspiradores. Muito grata por compartilhar o amor e a bondade em ti.
    Sucesso sempre!
    Um abraço,
    Andreza Paola

  2. João Silvester disse:

    Texto espetacular. Muito obrigado por compartilhar seus ensinamentos.
    Parabéns.

  3. MARIA DA CONCEIÇÃO disse:

    OI MARINA
    MUITO OBRIGADA, OBRIGADA E OBRIGADA POR PUBLICAR UM TEXTO QUE TEM O PODER DE REVOLUCIONAR NOSSOS PENSAMENTOS. EU TE DESEJO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO TUDO DE BOM NA SUA VIDA. BEIJOS QUERIDA.

  4. Christian disse:

    Oi, eu já devia estar dormindo, mas a muito venho esquecendo de conhecer seu site. Que lindo, aconchegante, gostoso. Parabéns e sucesso. Obrigado, obrigado e obrigado.

  5. Cristiano disse:

    Olá, parabéns pelo texto! Me ajudou muito a refletir sobre uma situação que estou passando nesse momento. Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *