MENU
sunset-run1

Melhore seu desempenho com esses 15 alimentos naturais

O desempenho esportivo está diretamente relacionado ao que comemos. Além dos alimentos serem o nosso combustível, eles também ajudam a prevenir ou curar lesões. Sem uma boa alimentação, os ganhos ficam estagnados e o desempenho é seriamente comprometido!

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Na musculação, escolhemos preferencialmente alimentos com as seguintes características:

Baixo índice glicêmico (IG): os alimentos com baixo IG são aqueles que liberam lenta e gradualmente a energia contida neles, evitando assim os picos de insulina no sangue e o acúmulo de gordura.

Elevado teor proteico: a proteína é responsável por fornecer os aminoácidos necessários para a manutenção da massa magra e promover o crescimento muscular.

Gorduras boas:  gorduras insaturadas e ricas em ômega 3, 6 e 9 são essenciais para o bom funcionamento do organismo e ajudam na perda de gordura.

Alimentos com fibras:  as fibras proporcionam um bom funcionamento do intestino e promovem sensação de saciedade, retardando a fome e evitando o consumo excessivo ou ingestão de alimentos fora do horário.

PROTEICOS

garbanzosaud

 

GRÃO DE BICO  

O grão de bico pode ser útil para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois promove a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. A gordura está presente em pouca quantidade, mas o grão de bico possui teor nutricional importante de gorduras boas, como ômega 6 e 9. O carboidrato do grão de bico possui baixo índice glicêmico, o que é bom para pessoas com diabetes e praticantes de atividades físicas.

TOFU

O tofu concentra uma boa dose de cálcio e proteína, protegendo ossos e promovendo as condições necessárias em relação à demanda de aminoácidos para o crescimento de músculos. Também é rico em vitaminas do complexo B, ferro e magnésio. Este último mineral atua no metabolismo da proteína, do carboidrato, da gordura e evita a compulsão por doces.

O queijo de soja é perfeito para quem quer ganhar músculos e para quem quer emagrecer sem passar fome!

FARINHA DE FEIJÃO BRANCO

Possui uma excelente combinação de carboidratos com baixo índice glicêmico e proteínas. Sua farinha promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue, pois a proteína presente nesse feijão inibe a absorção de glicose pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes.

CHIA

Por ser uma boa fonte de proteínas e fibras, essa semente dá sensação de saciedade por um tempo maior e facilita o trânsito intestinal. Ao adicionar a chia na alimentação, o processo digestivo torna-se mais demorado, evitando a sensação de fome logo após o consumo. A chia também é rica em ômega 3 e cálcio.

QUINOA

A quinoa é um alimento de alto valor biólogico, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo funcione corretamente. Pode ser utilizada em grãos para preparos de pratos quentes e saladas ou em flocos, como uma excelente forma de turbinar o seu shake pré/pós-treino e também pode ser consumida com frutas.

CARBOIDRATOS

Aveia - Natural Vibe

AVEIA

A aveia é um dos cereais com maior concentração de proteínas (20%) e também contém vitamina B5 que auxilia no metabolismo de vários nutrientes, hormônios e na produção de anticorpos.
A aveia possui fibras que retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando maior tempo de saciedade e aumentam o volume do bolo fecal, diminuindo a absorção de colesterol pelo corpo.  Dessa forma, reduz a formação de placas de gorduras que causam doenças cardiovasculares.

BATATA DOCE

A grande propriedade deste alimento está no baixo índice glicêmico. Contém fibras que são capazes de proporcionar uma maior sensação de saciedade. A batata doce possui alta taxa de vitamina A, que age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico. É rica também em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e fósforo.

ARROZ VERMELHO OU PRETO

O arroz é uma excelente fonte de carboidratos. As versões vermelha ou preta são ainda melhores, pois possuem mais proteína e fibras, que garantem melhor funcionamento intestinal, melhoria da absorção de glicose e colesterol, prevenção de diabetes e  redução do acúmulo de gorduras nas artérias.

LIPÍDIOS

Óleo de linhaça natural vibe

 

ÓLEO DE LINHAÇA

A semente possui vitamina E, que previne as doenças degenerativas e o envelhecimento precoce. Também é composta por antioxidantes e anticancerígenos, além de ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9), que combatem problemas cardiovasculares e o mau colesterol. O óleo de linhaça não é apenas um aliado importante para emagrecer, mas também, é importante para a saúde em geral.

ÓLEO DE CÁRTAMO
Rico em ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, o óleo de cártamo tem a propriedade de promover estímulos de saciedade por aumentar a leptina, hormônio resistente em obesos. Ele contém ômega 6 e ácido linoleico, que protegem contra o câncer, formação de placas de colesterol nas artérias e diabetes tipo 2.

ÓLEO DE PRÍMULA

O óleo da semente de prímula contém ácido gama-linolênico (GLA), vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune. Também ajuda a manter o sangue fluindo livremente, reduz a pressão arterial elevada, desempenha um papel importante na redução de câncer de mama, além de reduzir o colesterol alto. O GLA ainda ajuda na energia para o corpo e supre as gorduras estruturais presentes no cérebro, músculos, medula óssea e membranas das células.

 

FUNCIONAIS

Chá Verde - Natural Vibe

 

CHÁ VERDE

Pelo seu potencial antioxidante, previne o envelhecimento e acelera o processo de recuperação muscular. O chá verde pode atuar de forma benéfica em algumas doenças como diabetes, cardiopatias, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e até mesmo no câncer. Os estudos nos mostram que o ideal é ingerir o chá das folhas.

GOJI BERRY

O consumo do goji berry regularmente pode melhorar o humor e a pressão sanguínea. Ajuda a controlar o colesterol e, acredite, ela é usada até no tratamento para impotência sexual! Tudo isso porque o goji berry é extremamente rico em aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes. A fruta se destaca, ainda, pela alta concentração de vitaminas: contém 2500 mg de vitamina C em 100 gramas do alimento. São ricas também em vitaminas B1, B2 e B6 e vitamina E.

CAFÉ VERDE

Os grãos de café verde podem ajudar a emagrecer em um período relativamente curto de tempo combinado com alimentação saudável e exercícios. A ingestão diária de cápsulas de café ajudou um grupo de pessoas com sobrepeso e obesos a emagrecer em um período de seis meses. O efeito dos grãos se deve a uma substância chamada ácido clorogênico, mais presente nos grãos de café sem torrar.

RAIZ DE MACA

A Maca, ou Ginseng dos Andes é um vegetal crucífero nativo das Montanhas Andinas do Peru. Vem sendo utilizado desde a época dos Incas como um tônico capaz de aumentar a capacidade física e manter o bom funcionamento do organismo, porém ganhou fama como estimulante da libido. Além disso, a raíz de maca é capaz de aumentar a energia e vitalidade, melhorar o desempenho físico e mental, manter um bom equilíbrio orgânico e ajuda a repor as energias do corpo esgotado.

A dieta vegana que visa o melhor desempenho muscular contém boa parte destes alimentos. Na prática, percebemos que a batata doce e aveia estão sempre presentes tanto na fase de ganho de massa magra quanto na fase de emagrecimento dos praticantes de atividade física. As proteínas variadas são interessantes para que tenhamos sempre a maior diversidade de aminoácidos. O uso de alimentos funcionais visando acelerar o metabolismo é sempre interessante quando aliado às orientações do seu nutricionista e às atividades físicas.

Força!

Espalhe consciência compartilhando com todos que estiverem na Vibe!

Vem com a gente!  Facebook Instagram + Pinterest Twitter 

Fotos ShutterStock &  Pinterest

Email this to someoneShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook

Escrito por::

Publicado em: 10 de maio de 2017

Categorias: Corpo

Exibições: 23061

, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *