MENU
Crianças Cristal natural vibe mautama krishnarabi

Veganismo na Maternidade: 5 atitudes que preservam o Planeta

Lidar com tanto desperdício que gera a maternidade como roupas, fraldas, comida, eletricidade, água e fontes de energia diversas, requer consciência e força muita de vontade. As facilidades em se ter tudo na mão, e a necessidade de se consumir cada vez mais, faz com que as mães percam a noção das necessidades reais dos seus filhotes e, no meio disso, o planeta pede ajuda!

E se Sustentabilidade é a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, seria possível ser uma mãe de maneira sustentável?

E a resposta é, sim! Mesmo a capacidade saudável habitável do planeta estando 2/3(dois terços) acima do aceitável, ou seja, mesmo vivendo em um planeta com 7 bilhões e 500 milhões de pessoas sendo que ele suporta 2 bilhões e 500 mil, algumas atitudes individuais são fundamentais para que esse desperdício seja cada vez menor e isso também se extende à maternidade.

Mas o que o veganismo tem a ver com isso?

O veganismo ajuda as pessoas a pensarem mais no sistema como um todo, a tomar consciência de que as pessoas precisam dos animais e da natureza para que o planeta continue sendo um lugar habitável e possível para as futuras gerações viverem com saúde e em paz.

Por isso aqui vão 5 atitudes na maternidade que vão atuar diretamente na preservação do planeta:

fraldas ecologicas

1 -Use fraldas ecológicas. 

Usando fraldas ecológicas as mamães estarão evitando de descartar 5 mil fraldas descartáveis por bebê no meio ambiente, isso é uma attitude sustentável e também vegana pois a filosofia não compactua com testes em animais para nenhum fim e a maioria das fraldas descartáveis são testadas, infelizmente.

amamentação

2- Amamentar por período prolongado.

A amamentação prolongada é uma das principais razões que um vegano defende na maternidade pois a filosofia acredita que o mamífero nasceu para alimentar sua cria, sendo assim, leite de humanos para bebês humanos e leite de vaca para bezerros e isso faz com que até os dois anos, idade indicada para interromper a amamentação, sejam poupados muitos recursos como água, energia, embalagens (leite de vaca e mamadeiras) e ainda evita desperdícios pois o organismo de cada mãe produz o leite necessário para seu bebê.

Natural Vibe Maternidade e sustentabilidade

3- Aceitar doações e  comprar itens de segunda mão em bom estado como roupas, brinquedos e móveis.

shutterstock_147076976

4- Usar o mínimo de cosméticos possível e dar preferência por produtos naturais.

Como a grande maioria dos cosméticos são testados em animais ou contém ingredientes de origem animal, veganos evitam ao máximo usá-los, portanto mamaes veganas também não usam e tentam se adaptar as necessidades de seus bebês como hidratar a pele deles diluindo aveia na agua do banho é fantástico e usar oleo de coco para evitar assaduras idem. Shampoo o mínimo possível para que evite contaminar o solo com os resíduos e não esquecer de reutilizar a água limpa do banho do bebê para lavar o banheiro ou a varanda.

shutterstock_158537873

5- Alimentar seus filhos com frutas, vegetais e cereais, de preferência orgânicos que não prejudicam o solo e são mais saudáveis.

O estilo de vida vegano não utiliza produtos de origem animal na alimentação e, isso faz com que economizem, por exemplo, 15,5 mil litros de água por quilo de carne de gado ( maior parte da água que seria utilizada para produzir cereais ou rações para alimentar um gado).  Se alimentar da forma mais natural possível também é sustentál, porque além de economizar água, ainda evita embalagens plásticas que vêm em produtos de origem animal como ovos, leite, queijo e carnes. Outro ótimo atalho é comprar frutas, vegetais e cereais diretamente do produtor, pulando a etapa da distribuição, que tem tudo a ver com a economia de energia de diversas fontes.

Pensa em ter filhos e quer um mundo diferente?

Mude suas atitudes para dar o exemplo e, assim, viver a mudança que você acredita! 

Sheila Donato
Sheila Donato de Castro, mãe do Miguel, formada em design de moda, protetora de animais, engajada no veganismo através do perfil no instagram @veganwayoflife e  uma das idealizadoras do projeto Mulheres Veganas, ONG que arrecada fundos para ajudar animais carentes.

Espalhe consciência compartilhando com todos que estiverem na Vibe!

Vem com a gente no:  Facebook + Instagram + Pinterest + Twitter

Fotos Pinterest

Email this to someoneShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook
Anterior post:
Próximo Post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *