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20 dicas milagrosas sobre a alimentação vegetariana

20 dicas milagrosas sobre a alimentação vegetariana

Se você se alimentar com base numa dieta vegetariana ou se você está planejando a transição para o veganismo, já deve ter ficado confuso com todos os dizeres da família e dos amigos. Para muitas pessoas, comer carne é regra e ser vegetariano é considerado loucura.

As principal dúvida é: “Seria possível conseguir as quantidades adequadas de proteína, cálcio, sódio, ferro, etc?”

A impressão que tenho é que as pessoas não sabem como as plantas podem ser poderosas! Aqui estão 20 mitos sobre o poder nutritivo dos vegetais:

1. Apenas duas colheres de sopa de melaço (extraído da cana-de-açúcar) contêm 400 mg de cálcio. Isso é mais do que o cálcio que é servido em uma porção de leite ou queijo!

2. Você consegue alcançar 25% das suas necessidades diárias de cálcio com 1/2 xícara de tofu.

3. Uma xícara de leite fortificado sem lactose contém cerca de 30% das suas necessidades diárias de vitamina D.

4. Para proteína, escolha edamame. Uma xícara contém 17 gramas de proteína e 16 gramas de carboidratos.

5. Cerca de 1/4 de xícara de nozes contém aproximadamente 90% das suas necessidades diárias de ômega

6. Amêndoas são ricas em gorduras, mas quando consumidas com moderação, ajudam a perder peso e depois, na manutenção do mesmo. 1/4 de xícara de amêndoas contém 205 calorias e 18 gramas de gordura. Dessas calorias “gordas”, 16,5 são do tipo saudável, ou seja, gordura não-saturada.

7. Uma xícara de lentilha contém cerca de 16 gramas de fibra e 18 gramas de proteína, um combo que ajuda a segurar a fome e o seu peso.

8. Vamos todos saudar a couve! Apenas uma xícara de couve picada contém 206% do recomendado diariamente de vitamina A, 134% de vitamina C e 684% de vitamina K.

9. A quinoa, conhecida como “o ouro dos Incas”, é um alimento completo! Embora conhecida como cereal, ela é uma semente de alto valor nutricional! É muito rica em proteínas, incluindo todas as proteínas essenciais, além de conter muitas fibras, magnésio, ferro e fósforo! E ainda é isenta de glúten, contribuindo para uma digestão melhor!

10. Frutas congeladas possuem um valor nutricional mais alto que as frutas frescas, especialmente se a fruta tiver viajado distâncias muito grandes para chegar até você. Os nutrientes estão preservados se você colhe a fruta e depois a congela.

11. Abacates contém a gordura monosaturada, que é saudável e ajuda a reduzir o mal colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL). Essa gordura também ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas.

12. Bananas são as mais novas pílulas do sono! A fruta é rica em triptofano, um aminoácido que ajuda o cérebro a produzir a serotonina, que ajuda a adormecer.

13. Chocolate meio-amargo (70 a 85% de cacau) contém mais ferro do que um bife! Uma porção de 85 gramas de bife (70% carne, 30% gordura) contém 2,11 mg de ferro, enquanto 85 gramas de chocolate meio-amargo contém 10,12 mg!

14. Ao contrário da crença popular, é possível manter uma dieta vegana e conseguir quantidade suficiente de ômega 3 sem comer peixe! E como? Ora, do mesmo jeito que os peixes – através das algas!

15. A fibra contida nas sementes de chia absorvem dez vezes o seu peso em água, fazendo portanto com que elas sejam ótimas fontes de hidratação! Isso também quer dizer uma conversão mais lenta dos carboidratos em açúcar, resultando num melhor vigor e capacidade de resistência.

16. Brócolis possuem grandes quantidades de fibra solúvel, tornando-os efetivos em reduzir o mal colesterol (LDL) e os riscos de doenças cardíacas.

17. A levedura nutricional é a melhor amiga do vegano. Nela contém quase todas as vitaminas, da B ao zinco.

18. Vegetais oriundos dos oceanos, como as algas, contêm 47% de proteína e uma grande variedade de vitaminas.

19. Apenas duas colheres de sopa de sementes de cânhamo contêm 24% da sua necessidade diária de proteína. Além disso, elas possuem ômega 3 e ômega 6, vitaminas B e E e ácido fólico.

20. O açaí é considerado por muitos a fruta mais nutritiva do mundo por conter antioxidantes que destroem os radicais livres que podem fazer você ficar doente, especialmente durante o inverno, época em que ficamos vulneráveis e nos falta energia, favorecendo os sintomas da gripe, por exemplo.

Fonte: Organo Green Planet

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Publicado em: 9 de julho de 2017

Categorias: Corpo

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7 Responses to 20 dicas milagrosas sobre a alimentação vegetariana

  1. Paulo Guilherme disse:

    Oi, eu gostaria de saber se a levedura nutricional é a mesma coisa que levedura de cerveja? Obrigado

  2. Karol Caroline disse:

    o que são sementes de cânhamo? e a spirulina é uma alga?

  3. Rita disse:

    Olá. Acho que essa informação sobre a spirulina está equivocada. Ela não pode ser considerada uma fonte segura de vitamina B12, pois é uma forma inativa. Vocês podem conferir nesse artigo: http://ebm.sagepub.com/content/232/10/1266
    Para não ter erro, prefiro ingerir o suplemento manipulado…

    • Luana Ferreira disse:

      Com certeza é uma informação polêmica Rita e por isso preferimos tirar! Obrigada por avisar!
      Essa foi a única matéria que traduzimos até hoje, geralmente nossos profissionais assinam…
      Continue nos visitando!
      Beijos

  4. André disse:

    Estou com excesso de ácido úrico e preciso fazer uma dieta de carne vermelha que possui muita purina responsável pela formação dos uratos amorfos nos rins.
    Existe alguma fonte de proteína vegetal que não possua ou possua pouca purina?

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