MENU
mastigação e beleza natural vibe

O que comer no Período Menstrual?

O período menstrual é uma benção concedida mensalmente a nós mulheres para purificar- mos nosso corpo e mente. A menstruação saudável acontece quando não ignoramos nosso ciclo, quando honramos e acolhemos essa oportunidade de limpeza e conexão que a natureza nos proveu. O sangue menstrual mobiliza resíduos do nosso corpo e é muito importante não obstruir essa eliminação periódica de toxinas, do contrário elas são reabsorvidas e se espalham por nosso organismo podendo gerar os mais diversos distúrbios. A natureza é cíclica e segue seu fluxo com perfeição, devemos com ela fluir.


A qualidade do período menstrual é determinada pela qualidade do período que não menstruamos. Se buscamos amenizar ou evitar os desconfortos característicos da menstruação devemos nos preocupar com as atividades que realizamos e com os alimentos que ingerimos no dia a dia, e não somente durante período.

O cuidado com a nossa alimentação deve se intensificar na semana que antecede a menstruação, quando o elemento “ar” (VATA de acordo com a medicida ayurvédica) que reje o período menstrual se agrava para que haja a eliminação das toxinas junto ao fluxo. Esses cuidados devem ser observados durante todo o período:

PREFERIR:

  • Refeições leves;
  • Vegetais e frutas frescas;
  • Alimentos mornos;
  • Folhas verdes escuras;
  • Algas marinhas;
  • Leites vegetais (aveia, gergelim e gérmen de trigo) Sopas;
  • Chás (boldo, manjericão, erva doce, cardamomo); Cozido de grãos;
  • Especiarias não picantes (gengibre e açafrão da terra); Uma dieta vegetariana é altamente recomendada.

EVITAR:

  • Café;
  • Sal;
  • Carne de qualquer tipo;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos e bebidas industrializados; Doces refinados;
  • Farinha refinada;
  • Comidas e Bebidas Geladas; Alimentos crus;
  • Bebidas gasosas;

Nosso corpo passa por muitas mudanças e trabalha duro para eliminar as toxinas, devemos acompanhar esse processo do corpo de eliminação. Simplesmente ter uma programação mais leve em função do seu período menstrual não é sinal de fraqueza, é um tempo de descanso, recolhimento, instrospecção e renovação. Recomenda-se uma dieta leve e sem excessos, pequenas porções de alimentos mornos preparados com ingredientes frescos e nutritivos como: vegetais cozidos no vapor, folhas verdes escuras levemente refogadas, sucos frescos, sopas, leites vegetais e grãos leves. A boa e velha receitinha de água morna com limão em jejum pela manhã pode ser o grande diferencial da alcalinização do organismo e o consequente aumento da imunidade. É importante evitar o consumo de estimulantes como o café, alimentos que sobrecarreguem o fígado, alimentos processados, refinados, carnes e frituras, todos responsáveis pela acidificação do organismo e pela baixa da imunidade.

 cúrcuma açafrão natural vibe

CHAI DE AÇAFRÃO DA TERRA

1⁄2 colher de chá de açafrão da terra

1 colher de sopa de gengibre fresco ralado 1 canela em pau

4 cardamomos

1 pitada de semente de erva doce

6 tâmaras

500 ml de leite de gergelim

Despeje 300 ml do leite de gergelim (ou leite vegetal de sua preferência) em uma panela , adicione o gengibre fresco, cardamomo, canela em pau, erva-doce e as tâmaras. Deixe ferver de 5 a 10 minutos. Adicione o restante do leite e deixe ferver. Após fervido coe a mistura deixando somente o leite e as tâmaras, bata no liquidificador com o açafrão da terra e sirva ainda morno.

3/4 de copo de sementes de gergelim cruas rendem 500 ml de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com 500ml de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso “queijelim”. Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.

Para amenizar os sintomas mais agudos do período menstrual, como as cólicas, enxaquecas, dores nas pernas e lombar, acne e fluxo intenso, a dica é evitar alimentos picantes e estimulantes, manter refeições regulares e evitar exercício excessivo. Esses sintomas são resultado de um agrava- mento do elemento fogo (PITTA) no organismo, portanto evite superaquecer o corpo, mas mantenha pés, ventre e cabeça protegidos do frio. Essa simples observação pode evitar a formação de coágulos, diminuindo as cólicas e as dores. Uma receita prática que pode ajudar a diminuir os sintomas agudos é o chá de folhas frescas de hortelã e erva cidreira:

                            cha-de-erva-cidreira-para-emagrecer

CHÁ DE HORTELÃ COM ERVA CIDREIRA

1 colher de sopa de erva cidreira fresca

½ xícara de chá de hortelã fresca

1 litro de água

Em uma panela ferva por 5 minutos a agua, os ramos de hortelã e a erva cidreira. Deixe amornar e então coe, não adoce. Beba 3 xícaras ao longo do dia.  Este chá é contraindicado no caso de úlcera.


As recomendações anteriores foram criadas com base na gastronomia funcional e em pesquisas sobre a alimentação segundo o Yoga e o Ayurveda. Para uma dieta exclusiva que atenda às suas necessidades específicas procure um terapeuta ayurvédico e/ou um nutricionista.

Esse documento é parte complementar do workshop “Yoga no Período Menstrual” oferecido pelo projeto “Tempo de Lua – Yoga para a mulher” criado pela instrutora de yoga Natália Kozan. Maiores informações na comunidade Tempo de Lua – Yoga para a mulher, no facebook.

Gostou ou tem alguma pergunta? Deixe um comentário!

Vem com a gente também nas nossas redes!  Facebook + Instagram + Pinterest + Twitter

Email this to someoneShare on Google+Pin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook

Escrito por::

Publicado em: 11 de outubro de 2017

Categorias: Corpo

Exibições: 13290

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *